𝐁𝐞𝐧𝐞𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 E𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚 B𝐚́𝐬𝐢𝐜𝐚 𝐌𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐕𝐞𝐥𝐞𝐝𝐚
𝐁𝐞𝐧𝐞𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐬 𝐛𝐚́𝐬𝐢𝐜𝐚𝐬 𝐌𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐕𝐞𝐥𝐞𝐝𝐚 𝐞 𝐆𝐚𝐬𝐩𝐚𝐫 𝐂𝐨𝐫𝐫𝐞𝐢𝐚
A Câmara Municipal de Loures apresentou, nos dias 24 e 27 de julho, os projetos de reabilitação das escolas básicas Maria Veleda, em Santo António dos Cavaleiros, e Gaspar Correia, na Portela, às respetivas comunidades educativas.
Os projetos de beneficiação destas duas escolas resultam de um acordo, assinado entre Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo, para o financiamento a 100%, pelo Estado, da reabilitação, até 2033, de 451 escolas que precisam de obras, distribuídas por três níveis – prioritário, urgente e muito urgente.
Para estas intervenções está previsto um investimento de cerca de 2.000 milhões de euros, dos quais 450 milhões de euros através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 100 milhões do Portugal 2030 e algumas verbas ainda disponíveis do Portugal 2020. A restante verba provém de empréstimos que o Governo irá contrair junto do Banco Europeu de Investimento.
Consideradas prioritárias, as escolas Maria Veleda e Gaspar Correia, poderão contar, já no início do primeiro trimestre de 2024, com o arranque das respetivas intervenções que têm como objetivo melhorar as condições gerais dos edifícios existentes, tal como do recinto exterior, adaptando a estrutura global das escolas aos padrões atuais de conforto de utilização, conforto ambiental e eficiência energética.
O investimento, de cerca de 10 milhões de euros, terá em conta a eliminação de patologias, a reorganização espacial, a substituição de revestimentos, coberturas, escadas e equipamentos de cozinha, instalação de painéis solares, e a construção de novas instalações sanitárias, entre outras beneficiações.
Neste momento, ambos os projetos de execução estão prontos, encontrando-se apenas à espera do aviso para apresentação das candidaturas, que se prevê em setembro.